Ronaldo anuncia que não disputará presidência da CBF

Em uma publicação nas redes sociais, o ex-jogador declarou que não obteve o respaldo necessário das federações estaduais.

NOTÍCIAS

Redação Torcida News

3/12/20251 min read

Após manifestar, no final do ano passado, o interesse em assumir a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ronaldo Fenômeno anunciou oficialmente, nesta quarta-feira, a desistência de sua candidatura. Em uma publicação nas redes sociais, o ex-jogador informou que não disputará o cargo contra Ednaldo Rodrigues, após não conseguir o apoio necessário das federações estaduais.

De acordo com Ronaldo, 23 das 27 federações se recusaram a se reunir com ele, alegando satisfação com a atual gestão e apoio à reeleição. Para concorrer à presidência da CBF, Fenômeno precisaria do aval formal de pelo menos quatro das 26 federações estaduais e da do Distrito Federal, além de quatro clubes das Séries A e B.

"No meu primeiro contato com as 27 filiadas, encontrei 23 portas fechadas. As federações se recusaram a me receber em suas casas, sob o argumento de satisfação com a atual gestão e apoio à reeleição. Não pude apresentar meu projeto, levar minhas ideias e ouvi-las como gostaria. Não houve qualquer abertura para o diálogo", escreveu Ronaldo em um trecho da carta aberta.

O processo eleitoral da CBF é baseado em um sistema de pontos. Os votos das federações estaduais têm peso 3 (totalizando 81 pontos), os votos dos clubes da Série A têm peso 2 (somando 40 pontos), e os votos dos clubes da Série B têm peso 1 (somando 20 pontos). Isso significa que, se 24 das 27 federações estaduais decidirem apoiar um candidato, ele atingiria 72 pontos, garantindo a vitória, já que a soma de todos os outros votos não ultrapassaria 69 pontos.